Buscar
  • Mónica Nascimento

Ser Mãe....

Atualizado: 16 de mar.

Quando somos Mães? Desde o momento em que nos dizem que estamos grávidas!


Sim porque nesse momento a nossa vida muda drasticamente, independentemente de ser uma gravidez planeada ou não, independentemente de termos 16 anos ou 40 anos, independentemente de estarmos há muito a aguardar este momento ou de ser uma surpresa.


É nesse momento que começa a nossa jornada, é nesse momento que ficamos para segundo plano e a nossa atenção e preocupação passa a ser aquele ser que está a crescer dentro de nós, que ainda não conhecemos mas que já o amamos com todas as forças, até mais que a nós próprias.


E é nesse preciso momento que começam os nossos medos, que questionamos tudo o que fazemos ou comemos, que tentamos ler ao máximo a opinião de “especialistas” e quanto mais lemos com mais medo ficamos.


Recordo me que a minha mãe sempre dizia “depois de sermos mães tudo muda, nunca mais dormimos 100% tranquilas mesmo que o filho já tenho 40 anos”. Claro que eu achava um exagero até ser mãe. A partir desse momento compreendi o que isso significava e todas aquelas frases que ouvimos desde miúdos, como “Mãe... São três letras apenas, as desse nome bendito. Também o céu tem três letras e nelas cabe o infinito.”, “Mãe são três letras apenas mas o maior que o mundo tem”


Ser Mãe é daqueles trabalhos 24H, 365 dias ano.


Ser Mãe é muitos dias apenas desejarmos conseguir tomar banho ou ir à casa de banho sozinhas ou conseguirmos respirar fundo 3 vezes sem sermos interrompidas.


Tu que és Mãe acredita que dás o teu melhor todos os dias e isso é o melhor que podes fazer e não permitas que nada nem ninguém te faça duvidar disso.


Tu escolheste reencarnar como mulher e ser Mãe e os teus filhos escolheram te como Mãe por isso jamais duvides que estás no lugar certo.


Eu sei que muitas vezes nos questionamos e é perfeitamente normal. Muitas vezes gritamos e depois ficamos com a consciência pesada e também é normal. Muitas vezes desejamos apenas 10 minutos de silencio e é normal também. Isso não faz de ti uma má Mãe, faz de ti uma pessoa humana.


Eu sei que muitas vezes tentam convencer nos de que uma Mãe é perfeita, nunca se cansa, está sempre disponível e “fresca”. Mas a verdade é que além de Mães, somos humanos, somos mulheres, e ficamos cansadas, exaustas, com medo, ansiosas, tristes e é normal.


Tu dás o teu melhor todos os dias e estás no papel certo, no lugar certo por isso está tudo como devia estar!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo